domingo, 30 de junho de 2013

Posted by Unknown on 17:50 2 comments
Oi, amigos.

A dica de hoje é sobre a variedade de tomate que existe no mercado. São oito tipos e cada um tem sua utilidade na cozinha, seja para o molho, para a salada, etc.

O tomate é um fruto avermelhado rico em licopeno (antioxidante cancerígeno) que ajuda na prevenção do câncer de próstata, combate os radicais livres produzidos pelo nosso corpo em atividades físicas, pelo fumo, excesso de sol, poluição e estresse. A única exceção do tomate é para a pessoa com problemas nos rins devido ao excesso de carbonato de cálcio.

Além do formato diferenciado, o tomate também pode variar de cor. É mais fácil encontrá-lo na cor vermelha, contudo novos tipos de tomate podem ser encontrados na cor rosada, amarela e laranja. No Brasil, os dois últimos são mais difíceis de serem encontrados.

No nosso país, são consumidos mais os tipos italiano, carmen, cereja e caqui.

Vocês sabem qual tomate certo para cada receita? Então, peguem papel e caneta e aproveitem as dicas.




Carmen


Também conhecido como Longa Vida devido aos genes que fazem com que o fruto dure por muito tempo. É facilmente encontrado no mercado, Além disso, é muito utilizado em saladas, Possui coloração vermelho-amarelada, fruto firme, redondo-achatado, pesando de 150 g a 250 g.






Débora


Esse tipo de tomate é o muito indicado para mohos e tomates secos. Tem como característica a consistência firme e longa durabilidade. Devido a isso é classificado como Longa Vida Estrutural. Tem peso variando entre 120 g a 200 g.







Momotaro

É excelente para ser consumido cru, principalmente em saladas. Possui consistência mole, coloração rosada e apresenta vários gomos. Além disso, tem leve sabor adocicado, sendo considerado tomate gourmet. Devido a sua produção ser limitada, seu preço é mais elevado em relação aos outros tipos.





Caqui

Assim como o tomate Carmen é ótimo para saladas e sanduíches. Tem um sabor mais forte e coloração bem avermelhada. Esse fruto é de consistência mole e pode pesar até 500 g.





Holandês

É comercializado em cachos ou pencas. Por ser raro, seu preço é bem elevado. A sua característica é ser redondo e achatado nas extremidades superior e inferior, cor vermelha e alaranjada. Quando estão bem verdes é sinal de estarem frescos. É ideal para saladas e receitas quentes que tenham o tomate como ingrediente.



Italiano

Quando maduro é excelente para molhos caseiros e tomate seco, mas também pode ser consumido cru. Ele tem apenas três gomos, longo e chega a ter 10 cm de comprimento. Algumas das variedades mais comuns deste grupo são o Pizzadoro, o San Vito e o Giuliana.







Sweet Grape

É uma variação do tomate cereja que vem agradando muito os brasileiros. O fruto se assemelha a uma uva e contém sabor mais adocicado. É consumido ao natural, sozinho ou em saladas e pratos frios. Contudo é mais caro por ser recente no mercado nacional.








Cereja

O diferencial deste tomate é o sabor que é bem adocicado, pequeno, leve, pesando em média 12 g. É muito utilizado em saladas e aperitivos, sendo consumido ao natural. Com seu aspecto bonito é muito apreciado para decoração de pratos.



Agora, corram para o mercado e preparem as receitas com os tomates certos.

Beijocas.
Categories: ,

2 comentários:

  1. Ola mocinha, pedido feito, pedido aceito.....
    to aqui pra te conhecer tbem.....
    ahhh tomates, adoro!!!! principalmente esses pequeninos,
    Adorei!!!
    beijinhos e inte

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcia.

    Que bom que você nos visitou.

    Adorei..

    Bjs.

    ResponderExcluir