Oi, amigos.
Hoje, vamos falar sobre cada tipo de carne e quando deve ser utilizada.
Ás vezes a gente fica perdido com tanto tipo e não sabe que carne usar para fazer bife, assados, rosbifes e etc.
Nós mesmas já tivemos várias vezes essa dificuldade, o que é muito comum.
Por isso para facilitar o dia-a-dia nada melhor do que uma lista com as indicações mais adequadas e apetitosas para as variadas carnes.
Hoje, vamos falar sobre cada tipo de carne e quando deve ser utilizada.
Ás vezes a gente fica perdido com tanto tipo e não sabe que carne usar para fazer bife, assados, rosbifes e etc.
Nós mesmas já tivemos várias vezes essa dificuldade, o que é muito comum.
Por isso para facilitar o dia-a-dia nada melhor do que uma lista com as indicações mais adequadas e apetitosas para as variadas carnes.
- Lagarto: parte da coxa do boi, de fibras longas. Utilizada para assados, rosbifes e ensopados de panela. No caso de assados pode rechear com cenoura ou linguiça dando mais sabor. Já cru e cortado em fatias finíssimas se transforma no famoso carpaccio.
- Coxão duro: músculo grande, um pouco fibroso. Indicado para sopas, caldos, cozidos e ensopados ou para moer.
- Coxão mole: músculo do interior da perna, arredondado, com fibras curtas e de consistência macia. Bom para assados, refogados e bifes enrolados.
- Patinho: é localizada na parte inferior do boi. Indicado para assados, cozidos de panela, bolos de carne e almôndegas.
- Alcatra: uma das carnes mais apreciadas. Tem a forma alongada e fibras semelhantes às do coxão mole. Usada principalmente para bifes, mas também é boa para assados, refogados e picadinhos.
- Contrafilé: carne macia, de forma arredonda e com capa de gordura. Indicada para bifes, rosbifes, assados e picadinhos.
- Filé mignon: localizado ao longo do dorso do animal. Muito macio. É ótimo para bifes, rosbifes e picadinhos.
- Fraldinha: é a parede de carne que forra o abdômen, corte pequeno e de fibras longas. Menos macia vai bem em assados de panela e ensopados.
- Acém: é a carne do lombo do boi e possui pedaço macio. Adequado para bifes de panela e ensopados.
- Maminha: muito macia e suculenta. É recomendada para assar, grelhar ou fazer bifes.
- Músculo: também chamado ossobuco quando vem acompanhado de osso. Boa opção para o preparo de sopas e caldos de carne e cozidos.
- Cupim: é localizado na corcova do boi-zebu. Contém fibras e gordura que se entrelaçam. Com um tempo longo de cozimento é muito usado em churrasco.
- Picanha: localizada no traseiro, a carne possui uma manta de gordura que a cobre por inteiro, e que não deve ser tirada para assar. Já a parte de baixo é coberta por uma nervura prateada, em quase toda a sua extensão, e que deve ser retirada antes de a carne ir ao fogo. Pode ser assada no espeto ou na grelha e servida em bifes cortados.
- Peito: está localizado na parte dianteira do boi. Devido a sua espessura, largura e formato é considerada a melhor parte do boi para preparar de forma enrolada com recheio. É utilizada em cozidos com longo tempo de cozimento e assados. Pode ser usado também como um tipo de frio temperado e em fatias finíssimas conhecido como pastrame. Dá origem também ao puchero, cozido tradicional na Argentina.
- Rabo: possui diversos ossos recobertos com carne gordurosa. É muito utilizado em ensopados e carnes de panela, porém com cozimento longo. Além disso, é usado para fazer a rabada que é preparada com pedaços do rabo.
- Pescoço: é a continuação do peito com fibras bem irrigadas de gordura. Ideal para ensopados, cozidos e picadinhos, mas exige longo tempo de cozimento.
- Costela ou ponta de agulha: é uma carne fibrosa, cercada de osso e gordura. Devido a sua fibrosidade requer preparo lento podendo chegar a 12 horas no bafo da churrasqueira. É apropriada tanto para cozidos como para assados.
- Filé de bisteca: é a peça final da bisteca do contrafilé. Geralmente utilizado em cozidos e refogados, mas com cozimento longo.
- Capa de filé: com espessa camada de gordura e grossa cartilagem que divide a peça. Muito usado em pratos com molho, ensopados e picadinhos.
- Paleta e miolo de panela: a paleta é derivada da parte dianteira do boi e própria para cozidos, assados de panela e picadinhos. Já o miolo por ser mais macio e suculento é ótimo para assados.
- Braço ou pá: é uma carne que demora para cozinhar. Possui gordura e mais músculo que o acém. É dividido em três partes: o miolo do braço, a parte central e o peixinho ou lagartinho-de-pá. São ideais para moer, fazer cozidos, assados, molhos e ensopados.
- Aba do filé: Devido a quantidade de nervos é pouca utilizada, sendo mais encontrada na forma moída.
- Bisteca ou chuleta: é uma carne arredonda, com a gordura na cor amarelo-claro e carne com a coloração vermelho-claro. Pode ser feita com ou sem osso, sendo servida assada, frita ou grelhada. Um dos pratos famosos feito com essa parte do boi é o rosbife.
Aproveitem as dicas!!
Beijocas.
0 comentários:
Postar um comentário